sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Informática - Ficar de fora?



Os pais e a internet.
As dificuldades que os pais sentem para conseguir acompanhar e controlar o uso que os seus filhos dão à internet, por vezes acaba por ser desesperante. Pois não só os filhos tem mais capacidade de gestão e compreensão das novas tecnologias como, por outro lado os pais, não foram estimulados nem tem os meios necessários para aprender com a mesma velocidade o uso destas novas tecnologias.
Então o que fazer em relação a esta problemática? Deixar e virar as costas a esta nova realidade assumindo todas as responsabilidades dai resultantes ou tomar uma atitude proibitiva e fazer com que os nossos filhos não possam usufruir das novas tecnologias a seu belo prazer?
 Diversos estudos realizados um pouco por toda a Europa tem mostrado que a melhor estratégia a seguir é a de aproveitar os conhecimentos dos jovens e o interesse dos pais para não só desenvolver-se uma cultura informática entre ambos como criar uma maior aproximação entre pais e filhos o que nos dias de hoje acaba por estar um pouco em segundo plano.
“os jovens podem ser uma peça fundamental para ajudar a formar e a info-incluir os mais velhos”
(Segundo Daniel Cardoso Prof. Universitário após um dos seus estudos realizados com diversos jovens).

Assim achamos que a responsabilidade partilhada, pode ser um bom caminho para uma melhor utilização dos computadores em todas as suas componentes. Tal como na nossa vida pessoal, sempre que à uma aproximação entre as diversas gerações, os resultados finais são sempre surpreendentes. Ficar de fora não é possível. Peça ajuda ao seu filho e aprenda aquilo que ele espontaneamente sabe.

Sem comentários:

Enviar um comentário