sexta-feira, 9 de novembro de 2012


No dia 31 foi grande o entusiamo sentido no Projeto ECOS… sabem porquê? Exatamente… Dia do Halloween.

Alguns dos jovens aceitaram o desafio de pesquisar as origens deste ritual relativamente recente em Portugal e eis o que eles descobriram:
A palavra Halloween é originária do inglês, onde é a contração de duas palavras: hallowed - santo e o final "e'en" - noite, ou "All Hallow Eve", que significa Noite de Todos os Santos. É comemorada no dia 31 de Outubro. Tem origem há centenas de anos atrás, onde é hoje a Grã Bretanha e o norte da França. Lá viviam os celtas. Os celtas, que tinham uma religião chamada Wicca, comemoravam o Halloween. acreditavam que, a véspera do Dia de Todos os Santos, os espíritos voltavam para suas casas. Os sacerdotes wiccas eram chamados druidas.
Aos poucos, a comemoração foi-se tornando pública e muitos rituais começaram a ser praticados, mas sempre em tom de brincadeira, como adivinhas e jogos para saber quem iria casar ou ganhar muito dinheiro naquele ano. Com isso o costume de festejar a data foi ganhando adeptos, principalmente entre crianças e adolescentes.
Levado para os Estados Unidos pelos colonizadores, o Halloween é, hoje em dia, uma das festas mais populares do país. Fantasiados conforme manda o figurino fantasmagórico, meninos e meninas percorrem as casas vizinhas repetindo a frase: "Trick or Treat?" (travessuras ou gostosuras), e recebem doces em troca do sossego dos donos da casa.

Aqui no ECOS, também festejámos o Halloween e o dia 31 de outubro foi um dia bem agitado para todos e todas e antes de ir de porta em porta para pedir “travessuras ou gostosuras” realizámos Pinturas faciais, construção de mascaras e ainda enfeitámos a porta da entrada do ECOS.


                     
O meu dia de Halloween (Leonardo S., 9 anos)

O meu dia de Halloween foi assim eu fui pedir doce ou travessura e fui a avenida andei nos insufláveis fui à “ché”. Joguei à bola com os meus primos no campo, andei de baloiço a minha mãe me chamou e perguntou se queria dormir com ele e eu disse que sim. Assim, eu e os meus primos fomos vestir um casaco e fui pedir doce ou travessura. Depois o meu primo disse assim para mim: “Bora para casa, tenho sono”. Como já esta a chover dissemos que sim. Quando chegámos a casa do meu avô jantámos, tomei banho e fui para cama dormir e eu dormi muito bem. Nessa noite sonhei que estava rico e depois comprei uma casa com piscina e assim esse dia foi o melhor que eu já tive, o melhor dia da minha vida ahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha. Foi muito bonito eu adorei muito.
Pode deixar o seu comentário sobre esta noticia em:

Sem comentários:

Enviar um comentário